Sobre



Iniciativa da OPAS. Boas práticas em saúde pública: experiências e lições aprendidas das Américas 

Boas Práticas (BP) são definidas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como as iniciativas, intervenções, soluções, metodologias ou procedimentos, realizados durante a implementação de atividades e projetos ao nível regional, sub-regional e local, que produziram resultados que podem ser adaptados e/ou replicado em diferentes contextos e por diferentes países e territórios ou organizações.


Aprendendo com a experiência, compartilhando para melhorar

A compilação das BP ajudará autoridades locais, tomadores de decisão, profissionais de saúde pública, parceiros/doadores externos e comunidades a aumentar a visibilidade das experiências da Região e a fomentar o valor agregado pela participação da OPAS no desenvolvimento de projetos. Esses resultados podem ser definidos como contribuições positivas para os impactos e resultados nos níveis regional e global.

Além disso, contribuirá para fornecer uma solução para os Estados Membros e stakeholders nas Américas, que lhes permitirá coletar, sistematizar e compartilhar seus conhecimentos, inovações e lições aprendidas para o cumprimento de agendas internacionais como ASSA 2030 e ODS (Fig. 1).

Fig. 1: Objetivos da Iniciativa

 

Identificando as Boas Práticas da OPAS

Para a Organização, serão utilizados os seguintes atributos fundamentais para documentar um BP:

Além disso, algumas chamadas de boas práticas podem incluir até quatro atributos técnicos para documentar e avaliar um BP. Se for o caso, serão descritos nos termos de referência da chamada.


Avaliação de uma Boa Prática

A avaliação de uma BP será feita em duas etapas: Triagem Básica e Avaliação Técnica.

Apenas as BP que foram avaliadas e atenderam a critérios específicos serão publicadas no Portal.


Como enviar uma proposta

Para mais detalhes,

Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde
© Organização Pan-Americana da Saúde. Todos os direitos reservados.